2012/05/05

Depois das chuvas de Abril...



Hoje ao final a tarde, a oriente, começaram a notar-se umas abertas no céu. O próprio arco-íris surgiu, timidamente embora, mas foi o suficiente para dar um sinal de que, para agora, já caiu chuva quanto baste.

Este ano decidimo-nos a fazer um pequeno investimento em depósitos de água, que nos permita recolhê-la diretamente das caleiras do telhado. Ao todo devemos ter conseguido armazenar talvez uns 1.200 litros. Já poderá servir para aguentar as regas do horto e do jardim, durante algum tempo, em caso de ausência mais ou menos prolongada de água da chuva ,o que, segundo os meteorologistas, poderá vir a acontecer a partir da próxima semana. 
Fala-se em temperaturas máximas que poderão chegar aos 30 graus. 

Vamos lá  a ver...
@as-nunes 

11 comentários:

Isa GT disse...

Uma boa ideia a de armazenar água... e também já ouvi que vamos passar ao calor... deviam deixar de ensinar às criancinhas as estações do ano... isso era coisa de antigamente ;)

Bjos

Anónimo disse...

Também, aqui por casa,um amigo que plantou e semeou algumas variedades de verduras no quintalzito,
sempre depois das horas de trabalho, (imagine-se o rapaz a plantar alfaces,tomates,pimentos,cornichons beterraba,couves variadas depois das 7h no mês de março,com luz ligada),resolveu colher a água das caleiras.É espetacular a alegria dele ao colher 1 alface "das nossas".Semeou endro, que eu não conhecia, e ele e mulher não se cansavam de elogiar como erva muito perfumada para tempero de saladas carnes ou peixes.Trouxe as sementinhas de casa da mãe na Ucrânia e depois de consulta da NET,eu e a mulher conseguimos saber chamar-se endro,em português.Conversa tão longa trazida pelo aproveitamento das águas pluviais.Boas colheitas para a sua propriedade Ah!por entre estes "produtos"conta-se uma filha do casal,com quem convivo há perto de dez anos, de 13 anos que lê avidamente Sophia,António Mota,e...Eça de Queirós e tudo o que lhe vier à mão.Desculpe tanta conversa mas sabemos que as palavras são como as cerejas.Kinkas

a d´almeida nunes disse...

Afinal continua a chover bem, aqui na zona do sistema frontal Montejunto/Estrela...

Bom dia a todos, mesmo assim. Aliás, se bem pensarmos um pouco, esta chuva até ainda não é demais. Talvez esteja a atrasar algumas sementeiras mas, ao mesmo tempo, está a repor muita água no solo, que já estava a fazer muita falta.

Água...

É uma alegria, sim, "Kinkas", vermos as plantas a crescer e os produtos hortícolas a desenvolverem-se desta forma espantosa como tem estado a acontecer nas últimas semanas é uma dádiva dos Deuses/ dos Céus!
Os ucranianos são pessoas fantásticas, em geral, trabalhadoras, muito previdentes e com muita dedicação a esta terra.

Adriana Roos disse...

Que boa iniciativa Antonio! É sempre bom reutilizar, reciclar, aproveitar seja qual for o produto natural que necessitamos. 1.200 litros ja ajudam bastante na rega do quintal!
Aqui temos aproveitado a agua do enxague das roupas na maquina para lavar nosso quintal e garagem.
Abraços

Unknown disse...

Que maravilha conhecer seu Blog que
é lindo adorei,tem coisas que gosto
muito essas imagens são bem marcantes
os post maravlhosos
desejo um final de semana,cheio de
muita paz
Abraços com carinho Rita!!!

http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

Graça Sampaio disse...

Isso é que é aproveitar, amigo António! Se o Passitos o descobre ainda o convida para Secretário de Estado da Ingrícola... Estou a brincar porque não sei semear nem salsa no vaso...

Já vem calor assim exagerado para a semana?! Bolas! nem 8 nem 80...

Anónimo disse...

muito lindo, mas onde está aquela lua espectacular, linda, luminosa, mais brilhante que nunca, e que eu tive o privilégio de ver hoje, ainda há pouco, no casal de -ribafeita, onde me encontro em visita a nossos queridos pais?
Estava a imaginar-te de máquina em punho a tentares captar tao fabulosa e anunciada imagem!

Anónimo disse...

muito lindo, mas onde está aquela lua espectacular, linda, luminosa, mais brilhante que nunca, e que eu tive o privilégio de ver hoje, ainda há pouco, no casal de -ribafeita, onde me encontro em visita a nossos queridos pais?
Estava a imaginar-te de máquina em punho a tentares captar tao fabulosa e anunciada imagem!

M Lourdes disse...

O anónimo sou eu; M lourdes

a d´almeida nunes disse...

Olá Lourdes

A última Lua Cheia andou por aqui... andei a namorá-la desde que começou a crescer até minguar!...

Há pouco fui espreitá-la e lá anda ela às voltas com as nuvens, às escondidas.

Beijinhos, irmã, como vão por aí os "velhotes"?
(depois ponho-me a franzir o sobrolho quando os meus filhos dizem o mesmo de mim).

a d´almeida nunes disse...

Muito bom domingo, desejo eu.
Para a ISA, a Flor, a Rita, a Graça e todos os que por aqui passaram.

Tem estado um tempo estupendo para a agricultura, as ditas novidades, que para sementeiras nem por isso, penso que vão começar agora.

Por hoje (madrugada de domingo) já chega de computador. É que eu ainda tenho uns trabalhos ao computador a meu encargo. Que remédio!