2011/05/25

Leiria: Villa Hortênsia






clic para ampliar e melhor apreciar o traço inigualável de Ernesto Korrodi

Mais uma relíquia da arte romântica do Arquitecto Ernesto Korrodi.
Esta "villa" fica situada na Av. Mouzinho de Albuquerque em Leiria. O seu projecto apresenta o traço romântico inigualável do mítico arquitecto, aquele que mais obras de arte arquitectónica legou a esta cidade.


Em sua honra foi implantado um medalhão de bronze no sopé do monte do Castelo, com frente para a cidade. Mesmo ali ao lado do miradouro com a estátua que se presume pretenda mostrar D. Afonso Henriques.
Este medalhão tem a seguinte inscrição:
Ao arquitecto Ernesto Korrodi - Saber e devoção ao estudo do Castelo de Leiria - Zurique 31.1.1870 - Leiria 3.2.1944.
Centenário 31.1.1970


@as-nunes
Posted by Picasa

5 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Garanto que se um dia passar em Leiria vou lembrar desta maravilha e vou tentar vê-la ao vivo.
Na verdade não recordo ter estado alguma vez em Leiria, muito embora vá muitas vezes a Fátima que penso não ser muito longe.
Um abraço

Isabel Soares disse...

Além da Villa Hortênsia, também a Villa Cabral fazia os meus encantos em menina. Não está assim tão bem conservada, mas cá fico à espera das suas óptimas fotos.

a d´almeida nunes disse...

Benvindas, Elvira e Isabel

Elvira, não conhece Leiria?
Pois então repare no mapa e vai ver que o caminho para aqui está, cada dia que passa, mais rápido e seguro.
Ainda não reparou? Temos aqui auto-estradas a dar com um pau (A1, A8, A10, A17), IC (IC2, IC36, em construção...) até mais não, o Castelo de Leiria, Jardim Luís de Camões, O centro histórico (em obras...), o rio Lis, um grande Shopping, Universidades aos montes, muitas igrejas, etc.
Não temos é museu!
-
Isabel, Villa Cabral...tenho que ver onde fica!

Abraços

Graça Sampaio disse...

Muito linda esta villa! Com a sorte de ter sido reabilitada. Que pena não acontecer o mesmo a outras tantas que por aí há igualmente bonitas!

Viviana disse...

Olá, meu bom amigo

Mas que grata surpresa possibilitar-me rever esta casa tão bela que eu conheço desde criança!
Dos sete anos aos 21 - quando deixei Leiria para vir estudar em Lisboa - todos os Domingos passava nesse local quatro vezes!

Vivia na Estação e palmilhava a pé até á Igreja Baptista de Leiria, junto aos antigos correios, com o meu saudoso pai e os meus irmãos, quando ia ao Culto ao domingo demanhã e ao Domingo á noite. Isto, fora quase todos os dias que ia a Leiria.

Lembro-me perfeitamente das pessoas que lá viviam. O proprietário, na altura, era o Sr. Korrodi, creio que Albert, não tenho a certeza, mas era o patrão do meu pai, que eu encontrava muitas vezes na fábrica de Mármores que ele tinha na Estação.

Fico muito contente por esta belíssima casa estar recuperada.

Que bom!
Sabe quem lá mora?
Alguma filha do Sr. Korrodi?

Recordo que ele tinha uma filha com alguns problemas do fôro psiquico. Era muita bonita.
E a esposa também era muito linda.

Obrigada amigo por esta linda surpresa.

Um grande abraço

viviana