2011/02/20

LEIRIA: Vila Maria, para memória futura




Vim viver para Leiria em 1966. 
A cidade tinha um núcleo urbano central, a actual Zona Histórica, e mais uns quantos aglomerados urbanos, vivendas familiares e muitas Quintas, à sua volta.
Passados estes anos todos, Leiria está transformada num grande centro urbano, a deslocar-se duma forma nítida para a zona do actual "Shopping Center", ao mesmo tempo num infernal entroncamento de Auto-estradas e Itinerários Complementares, que está a alterar drasticamente o equilíbrio ambiental desta área, zonas de floresta e os vales do Lis e do Lena praticamente engolidos por estruturas megalómanas de betão e  alcatrão.
Entretanto, muitas edificações típicas, características duma época, foram abandonadas umas, transformadas em blocos de apartamentos incaracterísticos, outras. 
Dir-se-á: alterações próprias da evolução das cidades das últimas décadas. Está claro, mas teremos que nos render tão dramaticamente à ocupação dos terrenos com tão grande impacto ambiental?


Além disso, também é verdade que, a nós, os que vivem a cidade desde há mais de 30 anos, começam-nos a faltar muitas referências desses tempos passados. 
Só por isso, de vez em quando, vou deixando aqui algumas reportagens das quintas e vivendas/vilas que marcaram a Leiria de outra era. 
Saudosismo?
Talvez!
(Copyright ©as-nunes)
             Posted by Picasa

3 comentários:

Unknown disse...

Já não passo por ali há bastante tempo.Existe ali um pedaço de rua com transito proibido.

Leiria foi-se transformando.
Já em tempos alguém levantou este problema. Até hoje todos assistimos à sua queda lenta e progressiva.

Esta casa estava condenada desde que deixaram construir à sua volta aqueles apartamentos. Asfixiaram-na

Os proprietários não puderam ou não quiseram e chegou-se a este estado.

Devia mostrar numa outra postagem a Villa Hortensia. Valeu a restauração e é agradável ver como havia e ainda há bom gosto.

Existem outros sítios para construção e seria bom que os nossos tecnicos paisagistas não deixem ali construir nada que lhe tire aquele encanto à casa e ao jardim.

RC disse...

Uma pena, esta casa era tão bonita com aqueles azulejos... Realmente, Leiria vai perdendo as suas mascas do passado. As casas emblemáticas cedem lugar aos prédios e temos uma cidade, esticamente hororrosa em certos locais. A Villa Hortensia...?Este nome diz-me qualquer coisa... Não fica lá para baixo, na Mouzinho de Albuquerque (perto do mercado)?

Graça Sampaio disse...

Faz-me tanta pena ver as casas em ruínas! Esta é uma delas. Passo por lá muitas vezes já que moro nesta linda terrinha que é a Estação e faz-me uma pena! Era tão bonita. E há tantas assim pela Rua Direita e envolventes. Uma dor de alma.