2010/10/14

Êxtase e inquietude!...

Descendo a Rua de Martingil, no lugar de Marrazes, a maior freguesia do Concelho de Leiria, hoje, ao finar da tarde, olhar na direcção da cidade. Panorama imponente do Castelo de Leiria, do casario da cidade, do Santuário da Nª Sra. da Encarnação, dos montes da Maúnça e do enfiamento da Serra dos Candeeiros, o azul do céu com um fundo de cinzento do nevoeiro a enfeitar-se para a noite que aí vem...
Lá em baixo, segue o famoso IC2, em obras de alargamento e outras melhorias (que bem precisado estava nesta zona do seu percurso), a caminho do IC36 (logo a seguir à curva ao fundo), que vai ligar a A8 à A1 cruzando os lugares da Mourã, Telheiro, Vale de Lobos, Vale do Lis/Cortes, Pousos. Itinerário de 10 km, talvez não tanto, com um viaduto sobre o Vale do Lis, um túnel (no Telheiro) e uma área de grande contestação porque a opção foi de corte de terrenos em profundidade e a céu aberto quando as populações reclamavam um túnel; Casal dos Maios/Pousos.
Obras em bom ritmo, quem diria que há crise de obras públicas?
Já estavam em pleno andamento antes das últimas medidas drásticas tomadas pelo Governo, quando não lá teriam ficado para as calendas gregas! É claro que também estava em jogo o lobby das Auto-Estradas! Ligar a A8 à A1 nesta zona do País é ouro sobre azul tendo em vista poder criar-se/fortalecer-se mais uma fonte de receita através da futura portagem dessa via (mais próxima do que muitos de nós estamos a imaginar).
De qualquer modo, um conjunto de obras, de importância nitidamente relevante para toda esta estratégica área geográfica de Portugal.
Ao fim da rua, ao longe, para os lados da Barosa, logo atrás, Marinha Grande, Vieira, o Atlântico a abrir a cama para o Sol se deitar!...

Hoje, ao cair da tarde, no lugar dos Marrazes, sobranceiro ao Arrabalde, leito do Rio Lis, águas a correr devagarinho, mansamente, ao encontro do Rio Lena, aqui mais ao lado direito da fotografia, próximo, na Barosa, os dois, juntinhos, unidos para sempre, a namorar em direcção à Praia da Vieira...
-
O Orçamento do Estado para 2011 a ensombrar o êxtase destes poéticos momentos!...
Posted by Picasa


5 comentários:

RC disse...

Belas fotos. E quanto às obras da dita ligação à A1, nem me fale porque, aqui para os meus lados parece que houve bombardeamentos por todo o lado. Espero que tenha razão quanto às mais-valias da dita.

Graça Sampaio disse...

Belíssimo o "nosso" castelo, sempre! E o pôr-do-sol está uma espanto!
Parabéns pelas fotos, uma vez mais, Amigo António!

A.Tapadinhas disse...

Não sei como nos iremos entender...

eu sou António, assumidamente, tal como o meu amigo.

Por mim, sei que não terei problemas... Aguardemos!
:)
Deve ser mais difícil o entendimento sobre o Orçamento do Estado!
:)
As fotografias são daquelas que eu gosto: não é preciso tirar nem pôr nada para serem expostas!

Abraço,
António

a d´almeida nunes disse...

Boa tarde, caros amigos

São 3 e 1/4 da tarde, Domingo. Lourais, vista sobre o vale do Lis, Cortes, Sra. do Monte. Sol a rodos, temperatura amena, parece Primavera. As aves, principalmente, as de pequeno porte, o pisco a dar nas vistas, cantorias e mais cantorias.
A espaços, o silêncio da tarde, nestes lados, a ser cortado por um disparo de arma de caça...

Vou? não vou? à cidade?
Tenho que me decidir.

Até logo, até sempre!...
António

MLisboa disse...

Parabéns pelas fotos; a última, então, belíssima!
Estamos no "Coração de Portugal", é o que é, como eu sp. disse... e, de facto, o dia, não poderia estar melhor...
Cumpts
O.