2007/08/30

Árvores de Leiria - Quercus

Quercus robur L. (Note-se a diferença da folha com a do pretenso (digo eu) Quercus robur que deveria estar plantado no Jardim de Sto. Agostinho, junto à placa alusiva à geminação com a cidade Alemã de Rheine a ter em conta o texto nela inscrito).

Ontem, na Rotunda Melvin Jones, em Leiria. Beleza singular de carvalhos de várias espécies plantados, há poucos anos, creio que por alturas dos preparativos para a construção do Estádio Dr. Magalhães Pessoa para o Euro2004. Não terão mais de 10 anos no local. Claro que já para lá foram com alguns anos de vida. Será impressão minha ou estes Carvalhos não estão lá de muito boa saúde? Ou será que o Outono está a antecipar-se?

Só uma simples pergunta, em jeito de satisfação da minha curiosidade: qual a razão explicativa da plantação desta belíssima colecção de carvalhos neste local, precisamente?

Hoje, decidi que, dado o entusiasmo com que tenho andado a observar e a estudar as árvores de Leiria, era tempo de abrir mais um blogue, como complemento deste "dispersamente..." nesta especialidade.
Chama-se precisamente "
Árvores de Leiria". Se me puder dar umas dicas sempre que notar alguma imprecisão nas minhas observações de amador e leigo na matéria, ficava-lhe muito grato.

A classificação destas árvores irá sendo aqui registada tão logo tenha elementos o mais fidedignos possíveis. Pode ser que o Departamento de Espaços Verdes da Câmara Municipal de Leiria nos possa esclarecer...). Não seria má ideia!

Posted by Picasa

Sem comentários: