2007/02/16

O carvalho mais antigo da Península Ibérica?

Porventura o mais antigo carvalho da Península Ibérica. Estima-se que tenha mais de 1.000 anos de vida. Há quem avente a hipótese de estar muito perto dos 1.500 anos. Esta foto foi tirada em 15 de Fevereiro de 2007.
Enquanto não tiver informações mais precisas, fica aqui, simplesmente, esta dica. Este carvalho é conhecido por "carvalho do Padre Zé" (caminho branco - Reguengo do Fétal), nos arredores de Leiria, numa zona povoada por muitos carvalhos, alguns de grande porte.
Nesta mesma área podem observar-se muitas oliveiras e sobreiros que têm, seguramente, várias centenas de anos de vida.
Segundo me informou o meu acompanhante e guia (na foto) este carvalho já foi observado por elementos da QUERCUS para efeitos duma possível classificação como património mundial.
Também fui informado de que este carvalho tem sido objecto de alguns atentados com vista à sua destruição, nomeadamente através dum furo feito com um trado de 30mm de diâmetro e 60 cm de altura. Nele foi introduzido ácido sulfúrico numa ocasião e noutra até dinamite foi utilizado. Infrutiferamente, pelo que se vê. Felizmente.
António Oliveira, o meu companheiro de visita e amigo, nasceu nesta zona e nela viveu e vive durante os seus 44 anos de existência. Conhece aquela zona como a palma das suas mãos. Tem muitas histórias a contar sobre toda aquela área duma beleza e contrastes naturais extraordinários. Até as lágrimas lhe vêm aos olhos só de pensar que o destino deste carvalho possa ser o abate, puro e simples, para fazer lenha!...
Esperemos que quem de direito e com responsabilidades na preservação da Natureza tome medidas urgentes antes que seja tarde.

7 comentários:

Anónimo disse...

A notícia impressiona por vários motivos: o majestático porte da árvore, a sua incrível antiguidade, a admirável beleza e a referência a vandalismo com o fito de o danificar! Motivos mais que suficientes para proteger este espécime.

Só uma pequena informação: aos domingos os meus blogues COURA: magazine e COURA: magazine – FOTO são dedicados ao escritor Aquilino Ribeiro. Óptimo fim-de-semana.

a d´almeida nunes disse...

Bom dia amigo Jofre. Gosto muito de Aqulino Ribeiro. O problema é que temos cada vez menos tempo disponível e, nem sempre dedicamos a nossa melhor atenção aos nossos escritores em geral, tantos de extrema qualidade que nós temos.
Da forma como o meu amigo anuncia que vai passar a orientar a sua actividade bloguística sempre irá constituir um lenitivo para esta nossa desatenção.
Um abraço
António

Guilherme Roesler disse...

ASN,

quando vemos uma foto desta imaginamos o quão rapido e insignificante nossa vida pode ser.

Mil anos é periodo de tempo, que nossa vida, muito breve, não pode realmente compreender a grandeza.

Abraços, Guilherme

Tozé Franco disse...

Se tem mil anos é anterior à nacionalidade... Quem sabe se não conheceu pessoalmente o D. Afonso Henriques?
Um abraço.

Neoarqueo disse...

"Grande Carvalho" esse...antigo, vetusto. Como Diz Tozé Franco, poderá ter conhecido Afonso I e oputros reis, quicá mouros na demanda da Reconquista.

Movimento em Defesa do Rio Tinto disse...

Para que se abra mais uma porta para a divulgação do muito trabalho válido que os professores desenvolvem junto dos alunos, na área da preservação do ambiente, vimos oferecer o nosso espaço, para a eventual publicação de material (textos, imagens, ...) que nos queiram enviar, através do endereço electrónico que temos visível no nosso blog.
Somos um movimento que luta para salvar um rio que tem sido alvo de inqualificáveis atentados.

Menina Marota disse...

Extraordinário!! Como é possível quererem "matar" uma tal exemplar???

Uma dádiva... esta imagem.

Bj :)